Quando eu estava pesquisando sobre campanhas publicitárias para trazer esse conteúdo para vocês eu percebi que havia muitas informações sobre o tema, só que elas eram desconexas e pouco objetivas. Por isso eu reuni um conteúdo de qualidade para esse artigo que você vai conseguir absorver e aplicar no seu negócio sem complicações. Então se você quer mesmo ter uma campanha de sucesso, é só continuar lendo esse texto.
Bom, se você trabalha com marketing e publicidade, esse artigo pode te ajudar a ampliar o seu olhar e entender um pouco mais sobre as campanhas publicitárias, mas, por outro lado, se você é um gerente ou um empresário, eu te convido a ficar aqui e ler esse conteúdo até o final.
Sabe porquê? Mesmo que você contrate alguém para criar a sua campanha do zero, os seus objetivos, orçamento e a aprovação final devem partir de quem realmente conhece o produto e a marca. Assim o seu papel é indispensável para criar uma campanha publicitária de sucesso!
Fique aqui comigo para aprender mais sobre marketing, publicidade e estratégias de vendas, com direito a uma dica bônus no final!
O que é uma campanha publicitária e qual a sua importância?
Afinal de contas: O que é uma campanha publicitária e qual a sua importância?
Uma campanha publicitária é uma estratégia de marketing que tem o objetivo de promover uma marca, firmando a sua imagem e o seu posicionamento.
Além disso, o objetivo principal das campanhas, também pode ser alavancar vendas, divulgar um serviço ou até mesmo difundir uma ideia.
Sim, campanhas publicitárias, ao contrário do que muitos pensam, não têm o objetivo apenas de persuadir as pessoas, elas podem conscientizar também.
Mais pra frente eu vou te falar sobre todos os tipos de campanhas. Lá você vai entender melhor como essa estratégia é bem diversificada e poderá se inspirar para criar a sua.
Bom, para ter a sua campanha, você vai basicamente definir um projeto de ação que englobe anúncios e peças publicitárias em vários meios diferentes. Pode parecer complexo, mas, na prática, seria usar desde anúncios na tv até estampas de boné, por exemplo.
O segredo é padronizar a sua linguagem e o seu design em todos esses meios, mantendo a mesma ideia de cores, slogan e estilos com o objetivo de unificar a sua campanha.
Assim, independente do formato, da plataforma ou do canal de comunicação que você estiver usando, todos eles estarão levando o cliente para um mesmo ponto.
É como se o resultado que você quer alcançar com a campanha fosse Roma e, segundo o ditado, todos os caminhos levam a Roma.
Alguns exemplos de meios publicitários que você pode usar são as redes sociais, rádio, televisão, jingles, revistas, outdoors, jornais, panfletos, até mesmo uma camisa silkada pode fazer parte da sua campanha!
As campanhas publicitárias não seguem uma regra específica porque que elas englobam uma variedade de recursos, ficaria difícil delimitá-las quando elas podem ser tão diferentes de uma empresa para outra.
Por isso, a gente pode ver campanhas longas e curtas, subjetivas e objetivas, com vídeos, podcasts, imagens e gifs e outras totalmente simplificadas, é realmente bem diversificado.
Mas, embora elas não precisem seguir esse tipo de regra, uma característica comum e essencial para as campanhas publicitárias é a criatividade!
Esse recurso permite que você chame a atenção do público alvo e trabalhe a memória afetiva dele também.
Aqui eu quero até abrir um parêntese para contar uma coisa que aconteceu comigo enquanto eu fazia as minhas pesquisas pra montar esse conteúdo: estava eu assistindo a vários anúncios e propagandas para me inspirar, quando me deparei com uma bem interessante.
Era sobre a beleza física e como nós nos julgamos muito mais do que as outras pessoas que nos conhecem.
A reflexão era exatamente a gente perceber o olhar duro que nós temos para nós mesmos, enxergando “defeitos” que as outras pessoas não veem em nós.
E essa campanha foi tão bem construída que, quando eu olhei, já estava chorando!
E foi aí que realmente “caiu a ficha” e eu pensei: caramba! Isso é muito louco! Eu me senti realmente muito tocada e senti uma empatia muito maior pela marca!
Se você já passou por alguma situação assim, deixe aqui nos comentários.
Mas, fechando esse parêntese e voltando ao assunto, nós estávamos falando da criatividade e a sua importância na hora de construir uma campanha publicitária de sucesso. Uma campanha mais criativa é consequentemente mais original e agrada mais ao público.
E aqui a gente chega em um ponto muito bacana que é a importância dessas campanhas para a empresa e para o mundo como um todo.
E por que eu digo “para o mundo como um todo”? Justamente porque essas campanhas, principalmente as sociais e educativas (que vamos ver no decorrer do vídeo) têm um poder muito grande de conscientizar as pessoas e fazê-las refletir sobre as suas ações e os seus posicionamentos na sociedade.
Então as campanhas publicitárias agregam valor não apenas para a marca!
Se você é um gerente que alcançou o nível 7 de consciência da liderança, você sabe a importância de deixar o seu legado. E se você não faz a menor ideia do que eu estou falando, clique aqui para ler o artigo “Gerente líder ou gerente chefe: saiba como ser um gerente acima da média!”
Mas o ponto onde eu quero chegar com essa reflexão toda é que as campanhas publicitárias, quando bem trabalhadas, trazem resultados realmente muito bons e, toda empresa que pretende crescer deve pensar em aplicar essas estratégias no seu negócio.
Como diria o filósofo René Descartes: “Quem não é visto, não é lembrado” e as campanhas publicitárias são uma ótima alternativa para quem deseja aparecer no mercado.
Um dado que comprova que as empresas estão investindo cada vez mais em campanhas foi revelado pelo Conselho Executivo das Normas – Padrão, que mostra que em 2019 o investimento em mídias nesse tipo de campanha foi de mais de R$ 17,5 bilhões, $ 1 bi a mais que em 2018.
Então aproveite essa onda, e não deixe a sua empresa ficar para trás!
Agora que você já sabe o que são campanhas publicitárias e qual é a sua importância, você não pode parar por aqui! Porque eu vou te mostrar agora quais são os tipos de campanhas que você pode utilizar e ainda tem muito conteúdo bacana pela frente! Eu posso garantir que você vai sair desse artigo muito mais preparado para começar a sua campanha de sucesso!
Os tipos de campanhas publicitárias
As campanhas publicitárias dão contexto para a execução das propagandas e, por esse motivo, conhecer cada um dos tipos de campanhas para promover o seu produto, marca ou ideia pode ajudar a evitar deslizes no marketing e aumentar as chances de sucesso.
Sem contar que conhecimento nunca é demais! Então bora conhecer cada um deles!
Campanha institucional
Vamos começar pela campanha institucional que é um dos tipos mais comuns e bem fácil de identificar.
O seu objetivo principal é o reconhecimento da marca e a mensagem que deseja passar, não visando as vendas diretas.
Assim, busca construir uma imagem positiva da empresa usando recursos como o apelo emocional, por exemplo, que gera uma certa identificação entre a marca e os potenciais clientes.
Vale ressaltar que as chances de venda e de que o cliente lembre da empresa são maiores a médio e longo prazo, uma vez que esse é um processo de construção contínua da marca.
As palavras-chave das campanhas institucionais são: reputação, imagem e apelo emocional
Campanha promocional
A campanha promocional, ou de varejo, tem foco principal no número de vendas e faz de tudo para chamar a atenção do cliente, sendo aplicável apenas em propagandas comerciais.
Usa principalmente cores vibrantes e tons agressivos, fazendo um apelo visual e divulgando de forma massiva.
É uma campanha bem varejista mesmo, que dá destaque nos produtos, preços e benefícios, como uma estratégia de conversão de vendas.
Nesse caso as empresas e os publicitários utilizam muitos gatilhos mentais de urgência e escassez.
São campanhas normalmente usadas em queimas de estoque, liquidações, para frear a concorrência e bater metas de vendas.
As palavras-chave das campanhas promocionais são: linguagem comercial, tom imperativo e apelo visual.
Campanha política eleitoral
As campanhas políticas eleitorais promovem a imagem de um candidato a algum cargo público e o seu objetivo principal é a conquista de votos no período das eleições, destacando as qualidades e feitos do candidato.
Durante a campanha é usada uma linguagem e meios acessíveis para toda a população, apresentando propostas e gerando conexão com os eleitores.
São regulamentadas pela legislação e burocracia envolvidas nesse tipo de campanha, tendo data de início e término definidas por lei.
As palavras-chave das campanhas políticas eleitorais são: candidatos, imagem positiva e camadas sociais.
Campanha social e educativa
As campanhas sociais e educativas têm o objetivo de engajar as pessoas em uma causa social orientando e divulgando informações de interesse da sociedade e do público alvo, ou até mesmo ensinar algo de forma simples e clara.
São normalmente realizadas por instituições, empresas e pelo governo e têm como temas principais a saúde pública, causas ambientais, educação, fome, combate às drogas e diversos outros tipos de conscientização.
Um bom exemplo são as campanhas de combate ao coronavírus.
Essas campanhas possuem caráter informativo e aspiram um futuro melhor a partir de mudanças de comportamento.
As palavras-chave das campanhas sociais e educativas são: apelo social, engajamento e conscientização.
Campanha de oportunidade
Também chamadas de sazonais, as campanhas de oportunidade se aproveitam de acontecimentos e eventos em alta ou com grande repercussão pública para promover uma marca, produto, serviço ou ideia.
Como é um acontecimento do momento, é preciso aproveitar essa “febre” para fazer a propaganda no momento certo, assim ela não ficará desconexa e sem sentido.
Um exemplo é a Black Friday.
As palavras-chave das campanhas de oportunidade são: atualidades e pontualidade.
Campanha governamental
As campanhas governamentais mostram o trabalho que está sendo realizado pelo governo, destacando as suas vantagens para a população.
Elas possuem grande peso na mídia do Brasil atualmente e são capazes de reforçar ou até modificar a imagem do governo, ilustrando uma preocupação com a opinião pública.
As palavras-chave das campanhas governamentais são: companhias estatais e atuação governamental.
Campanha de lançamento
As campanhas de lançamento têm como objetivo inserir um novo produto ou serviço no mercado, apresentando uma novidade para os clientes adquirirem.
Com uma linguagem mais informativa, as campanhas de lançamento mostram os benefícios e funções do produto ou serviço, fazendo com que o cliente conheça as suas principais características.
Essas campanhas geralmente levam um pouco mais de tempo para serem concluídas e é comum usarem artistas e famosos para dar mais credibilidade ao produto, além de participarem de eventos importantes para dar cada vez mais destaque ao lançamento.
Seria basicamente um pré-lançamento que desperte curiosidade e expectativa em relação à oferta.
As palavras-chave das campanhas de lançamento são: linguagem provocativa, pré-lançamento e novidade.
Campanha de sustentação
As campanhas de sustentação são realizadas obrigatoriamente depois do lançamento do produto, tendo como objetivo reforçar e literalmente sustentar a fama do lançamento, relembrando o consumidor da sua existência e mantendo o seu interesse no produto ou serviço.
O método que será usado depende do resultado da campanha de lançamento.
Se ocorreu tudo bem na campanha de lançamento, basta trocar os criativos e as peças publicitárias e manter as vendas em alta.
Se o resultado da campanha de lançamento foi negativo, você deve reestruturar a sua campanha, alterando as suas estratégias.
Para isso existem subcategorias de campanhas que podem te ajudar. Resumidamente, temos as campanhas industriais que são feitas entre empresas, as campanhas corporativas que enaltecem a corporação com suas políticas e normas para gerar mais confiabilidade e campanhas de trade que são focadas nos revendedores.
As palavras-chave das campanhas de sustentação são: Relembrar e manter ou inovar.
Campanhas de revisão de marca
Por fim, temos as campanhas de revisão de marca que têm o objetivo de corrigir ou esclarecer alguma informação errada que foi passada pela marca em outros anúncios.
Esse tipo de campanha é mais incomum, mas conhecê-la pode fazer toda a diferença!
Nas campanhas de revisão de marca, a linguagem utilizada precisa ser a mais informativa e clara possível para justificar as informações incompletas e deslizes da empresa.
As palavras-chave das campanhas de revisão de marca são: clareza e correção.
Viu só? São muitas opções e, mesmo que você não vá utilizar todas elas, ter esse conhecimento é importante para você se inspirar na hora de criar a sua!
Como planejar uma campanha publicitária
Não existe uma regra para criar as campanhas e definir um projeto de ação, justamente porque elas variam entre as empresas, mas existem alguns pontos que não podem ficar de fora da sua avaliação e é sobre isso que vamos falar agora!
As etapas para o funcionamento da campanha são basicamente: criação, produção e veiculação.
Aqui vão alguns itens muito importantes para ter uma campanha de sucesso:
- Conhecer o público alvo e a sua faixa etária
- Decidir o tipo de campanha que será realizada
- Ter um calendário da campanha
- Se inspirar nas campanhas de outras empresas
- Definir a ideia central
- Pesquisar sobre campanhas publicitárias
- E escolher quais canais de comunicação serão mais adequados
Esses pontos fazem toda a diferença na hora de realizar a sua campanha e estar atento a cada um deles é essencial!
Você também precisa definir:
- Qual é o objetivo (ter um objetivo claro faz com que você organize melhor a sua campanha, sem se perder no caminho e te ajuda a saber se obteve sucesso ou fracasso na campanha)
- Qual é o orçamento (você deve ter definido quanto está disposto a investir na campanha, limitando os gastos e fazendo o máximo possível dentro do orçamento disponível)
- Qual é o prazo (as campanhas devem sempre ter uma data marcada para início e fim)
Você também precisa estar atento ao tipo de peças publicitárias que vai utilizar.
Elas podem ser peças de mídia como anúncios, outdoors e propaganda em rádio, ou peças de não mídia como panfletagem e gôndolas.
Outra boa opção é ter bem definidos o conceito e o tema. Conceito é a mensagem, é o que falar. Já o tema é como você deve transmitir essa mensagem, a maneira de falar.
Tendo esses dois pontos bem definidos você consegue criar uma campanha padronizada e unificada para todas as plataformas com muito mais facilidade.
Lembre-se sempre da criatividade e da originalidade, pensar fora da caixa é essencial!
Algumas propagandas são tão boas que chegam a viralizar na internet!
Eu mesma lembro de um anúncio de outdoor que eu vi esses dias, não sei se da China ou do Japão, que tinha um leão em 3d, e ele “quebrava o vidro” do outdoor e a ilusão fazia parecer que ele pulava em cima das pessoas e ficava todo mundo em choque.
Então foi realmente uma ideia muito bacana que chamou a atenção do público e viralizou no Instagram!
Veículos para fazer a campanha
Existem tantos recursos para você veicular a sua campanha, que eu não seria capaz de falar de todos aqui nesse artigo.
Mas, só pra gente ter uma noção das possibilidades, nós vamos conversar agora um pouquinho sobre os canais de comunicação e meios publicitários mais comuns e outros que podem virar tendência no mercado.
Vamos começar pelas redes sociais né? Eu acho que se você não estava acostumado com marketing digital, essa quarentena pode ter mexido um pouco com você porque a migração das empresas para o digital foi uma mudança muito radical que aconteceu nesse período.
Então agora a tendência é a gente ver cada vez mais anúncios na internet e, por isso, eu optei por falar dela primeiro.
Dentre as redes sociais mais usadas para fazer campanhas estão o Instagram, Facebook, WhatsApp, Linkedin e Telegram! Vale a pena dar uma pesquisada e conhecer um pouco mais sobre cada uma dessas plataformas porque elas podem ser a solução para os seus problemas!
Outra rede que está crescendo bastante é o Tik Tok e nós já podemos ver algumas empresas migrando para lá. Eu não sei se é o seu caso, mas pode ser uma opção.
Blogs, sites e e-mail marketing também são boas opções pra você dar uma olhada e, quem sabe, inserir na sua campanha.
Saindo um pouco das redes socais, a gente entra no âmbito mais offline, e você pode acabar pensando do lado daí: “mas Luísa, eu já estava pensando que a rede social era o principal e que as outras estratégias vão acabar, ou não vão fazer a menor diferença no meu negócio, o futuro é a internet!”.
E realmente, talvez esse seja o melhor para a sua empresa, para o seu ramo, eu também acho que a internet tem um grande potencial de atrair pessoas e aumentar vendas, com certeza!
Mas o mundo físico, real, tem uma importância muito significativa que, na minha opinião, nenhum outro recurso tem!
Você pode anunciar nas redes sociais, na tv, no site, mas nada supera o calor humano, e é por isso que as pessoas estão precisando se expor cada vez mais na internet, pra gerar conexão e mostrar que por trás daquela tela de celular existe uma pessoa real.
Embora o IBGE aponte que 166 milhões de brasileiros têm acesso à internet e que esse número vem crescendo, nós precisamos lembrar que essa não é uma realidade global: ainda há parte da população que não tem as redes sociais no seu dia a dia e nem tampouco uma boa conexão de internet.
Então o marketing offline ainda funciona e é necessário!
Enquanto eu pesquisava, vi empresas que fazem saco de pão biodegradável com a propaganda da campanha estampada nele, outra que colocou uma estrutura toda personalizada para os banhistas tomarem uma ducha na praia e outras que uniram o online e o offline gerando movimentação nesses dois campos ao mesmo tempo.
Então não tem desculpa, porque os meios para realizar as campanhas são tão variados, que você com certeza vai encontrar o melhor para a sua empresa.
Nos aprofundando um pouco mais nas campanhas offline, nós precisamos ter em mente que o trabalho de marketing deve ser feito fora e dentro da loja de maneira unificada.
Não adianta criar uma super campanha sobre roupas de verão, por exemplo, e deixar a loja com cara de inverno! O mesmo clima das propagandas deve ser encontrado dentro da loja.
E aí entra um recurso muito interessante que é o marketing sensorial.
Ele é o responsável por criar a ambientação da sua loja de maneira que esta influencie os 5 sentidos do consumidor e a sua memória afetiva. Então além de padronizar a sua campanha, esse tipo de marketing ainda leva o cliente a agir conforme é influenciado pelos sentidos.
Um bom exemplo é o marketing sensorial auditivo, que explora a audição a fim de convencer o cliente e criar um ambiente agradável no ponto de venda usando o som ambiente.
Podemos perceber o marketing sensorial auditivo nas propagandas de rádio também, mas essa nem se compara a uma propaganda feita dentro da loja para os clientes que já se interessaram pelo produto.
E muito além das propagandas, a música também tem um peso muito grande na composição do marketing sensorial auditivo e da campanha publicitária.
Nós já recebemos relatos de pessoas falando que nem curtiam as músicas de uma determinada loja, mas, mesmo assim, se sentiram muito bem acolhidos naquele ambiente e nem queriam ir embora do estabelecimento.
Então essa é uma opção muito boa para trabalhar a sua campanha dentro da loja, unindo músicas e propagandas que combinem com a mensagem que a atual campanha deseja passar.
Eu acredito que essa estratégia seja uma das melhores opções tanto durante as campanhas publicitárias quanto no dia a dia. Você não precisa esperar uma super campanha pra inserir o marketing sensorial auditivo na sua empresa, ele funciona em qualquer ocasião!
Estamos chegando ao fim do nosso artigo e, por esse motivo, eu quero relembrar rapidamente tudo o que você aprendeu aqui, ok?
Primeiro nós falamos sobre o que são campanhas publicitárias e por que elas são tão importantes, depois você aprendeu um pouco sobre cada um dos tipos de campanhas e os seus objetivos, e ainda recebeu algumas dicas super valiosas para montar a sua!
Falamos também dos canais de comunicação e meios publicitários que você pode usar para divulgar a sua campanha e eu ainda te dei uma sugestão de ouro que é investir no marketing sensorial auditivo dentro da loja!
Se você que me assistiu até aqui trabalha com marketing e publicidade, eu espero ter aberto mais os seus horizontes e ajudado a ter sucesso nas suas campanhas, e se você for empresário ou gerente, eu espero ter agregado mais conhecimento e valor no seu trabalho.
Mas espera só mais um minutinho porque ainda não acabou!
No começo desse vídeo eu te prometi uma dica bônus no final, que pode facilitar e muito a sua vida!
Se você gostou da minha sugestão sobre marketing sensorial auditivo, mas não sabe como aplicá-lo na sua loja, a melhor opção é investir em uma rádio interna.
Esse sistema reúne músicas e propagandas personalizadas e ideais para a sua campanha que vão ser reproduzidas no som da loja. Assim você não tem o menor trabalho para montar playlists e ter dores de cabeça para sonorizar a loja sozinho.
Uma rádio indoor é totalmente personalizável conforme a sua necessidade e é única, porque nenhuma outra empresa terá uma rádio como a sua, assim ninguém estraga a sua campanha.
Você pode contratar os serviços de uma rádio para empresas apenas para uma campanha específica, mas pode também usá-la no dia a dia da loja anunciando ofertas, promoções e outras informações que não façam parte de uma grande campanha publicitária.
Assim a sua loja fica sempre com um ambiente agradável e trabalha uma das vertentes mais importantes do marketing sensorial sem complicações!
Se você quer saber mais sobre som ambiente e rádio interna, dê uma olhada na página inicial do nosso site ou entre em contato com a gente, será um prazer te ajudar!
Agora sim eu já te passei tudo o que você precisa saber para se sentir mais confiante e preparado para fazer a sua campanha publicitária.
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Muito obrigada por ler até aqui, boa sorte nas suas campanhas e até mais!