O Ecad é uma instituição privada, sem fins lucrativos, instituída pela lei 5.988/73 e mantida pela Lei Federal 9.610/98 e 12.853/13.
Qualquer estabelecimento comercial aberto ao público, que utilize música ambiente como: lojas, supermercados, restaurantes, academias, hotéis, consultórios médicos, e até mesmo festas de casamento, aniversários e arraiás, devem pagar os direitos autorais ao ECAD.
Muitas empresas ainda são resistentes em utilizar a música no marketing sensorial para evitar as taxas do Ecad. Essa é uma prática comum, inclusive nos supermercados.
Vamos esclarecer algumas possíveis dúvidas neste post.
Sou dono de um supermercado. Se eu usar somente pendrive, preciso pagar o Ecad?
Sim, a cobrança é feita pela execução pública das músicas, ou seja, independente se você utiliza pendrive, os serviços da Promove – Rádio para Empresas, DVD, TV, rádio FM, ou qualquer outro meio, você precisa repassar a arrecadação ao Ecad.
É possível ter retorno financeiro dessa despesa?
Segundo a pesquisa realizada pela Heartbeats International 14% dos consumidores compram mais quando tem música no ponto de venda (PDV).
Veja outros percentuais importantes dessa mesma pesquisa na imagem abaixo:
De acordo com os dados da pesquisa citada, podemos responder a dúvida inicial. Então, sim, é possível ter retorno financeiro sobre essa despesa com o Ecad.
Posso transformar essa despesa em investimento?
Agora você já tem duas informações sobre a música no seu supermercado:
- Independentemente se você usa pendrive ou uma playlist personalizada, elaborada por especialistas em músicas para supermercados, a sua despesa com o Ecad será a mesma.
- A música influencia na decisão de compra do seu cliente.
E tem mais:
Você certamente conhece o provérbio que diz: diga com quem andas e direi quem tu és.
Todos nós sofremos a influência do ambiente em que estamos inseridos e das pessoas ao nosso redor. O mesmo acontece com as crianças enquanto brincam, por exemplo.
Se você tem filhos, vai entender melhor ainda do que eu estou falando.
É possível perceber alterações de comportamento dos filhos quando estão por um determinado tempo na presença dos amiguinhos:
Os agitados se acalmam e os muito calminhos se animam (ou se irritam com a animação dos outros).
Na prática, existem várias possibilidades de influência do ambiente e com a música no seu PDV não é diferente.
Assim como não dá para ficar totalmente tranquilo só pelo fato de que os filhos estão brincando, também não dá pra relaxar e reproduzir músicas aleatoriamente na sua loja.
A música precisa ser pensada e escolhida estrategicamente a seu favor.
Esse processo envolve conhecer o perfil do cliente, suas preferências musicais, sua rotina habitual dentro do supermercado, o horário que, geralmente, ele visita o supermercado, entre outros aspectos.
Quando a música é usada como estratégia de venda, ela influencia positivamente a decisão de compra do seu cliente, gerando um aumento nas vendas.
Logo, é possível sim substituir a ideia de “despesa” por “investimento” na hora de pagar o Ecad.
A Promove - Rádio para empresas, conta com especialistas em músicas idealizadas, exclusivamente, para o perfil dos supermercados. São várias playlists para serem usadas nos diversos momentos do dia, conforme o perfil e o fluxo dos clientes na sua loja.
Além da música a Promove anuncia os seus produtos, serviços e promoções alavancando ainda mais as vendas do seu supermercado.
Espero que as dicas da Promove possam te ajudar a atrair clientes e promover a sua marca, isso faz parte da nossa missão!
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