Segundo uma pesquisa realizada pela Heartbeats International 76% das marcas usam música no seu marketing.
Essa é uma estratégia das empresas que sabem o quanto a música tem poder de alterar o estado emocional das pessoas e influenciar na sua decisão de compra.
O resultado de todo o esforço da empresa, do marketing e dos especialistas em músicas para os negócios, depende diretamente da qualidade e da instalação correta dos equipamentos de som que irão reproduzir as playlists.
Nas próximas linhas vou falar de 4 pontos básicos que irão te ajudar montar ou melhorar o seu som ambiente:
1- Quais ambientes serão sonorizados
2- Qual o tamanho dos ambientes
3- Qual a altura dos ambientes
4- Qual a finalidade do som ambiente
Para detalhar cada item acima vou exemplificar com a sonorização de um supermercado.
Quais ambientes serão sonorizados?
Entenda como ambientes as áreas da loja a serem sonorizadas que tenham características distintas, tais como:
A frente, onde se posicionam os caixas;
O centro, onde se encontram as gôndolas;
O fundo, onde, geralmente, fica o açougue;
Nesta situação podemos considerar 3 ambientes distintos a serem sonorizados.
Trabalhando o uso do som de maneira individual, ou seja, em cada ambiente, é possível atender várias demandas. Por exemplo:
- Manter o som mais alto na loja e mais baixo na área dos caixas, por ser um ponto de parada do consumidor.
- Jogar mais volume na área do açougue que, geralmente, tem mais ruídos.
Qual o tamanho dos ambientes?
O tamanho é considerado em m2. Para obter a medida exata calcule comprimento x largura de cada ambiente.
Essa informação é importante para calcular a quantidade de caixas de som a serem instaladas e a distância entre elas.
Qual a altura dos ambientes?
Na construção civil a altura entre o piso e o teto de um imóvel é chamada de pé direito. Essa medida é muito importante na hora de elaborar o seu projeto de som ambiente.
O pé direito pode variar dentro de um mesmo imóvel e ignorar essa medida pode trazer problemas na hora de obter os melhores resultados de sonorização da loja.
Para exemplificar, suponha que o centro do supermercado com o pé direito de 5m e a área dos caixas, com o pé direito de 3m.
Considere que as caixas de som estão conectadas no mesmo circuito e foram igualmente instaladas com 2,50m de altura, no centro da loja e na área dos caixas.
Ao ajustar a ambientação sonora ideal para o centro da loja, o volume do som ficará muito alto nos caixas e vice versa. Isso ocorre porque os dois ambientes possuem pé direito distintos, logo a dispersão sonora também será diferente.
Para evitar esse problema é preciso regular o volume das caixas de som individualmente no amplificador.
Qual a finalidade do som ambiente?
Sonorizar um supermercado e outros ambientes comerciais, geralmente tem por fim alguns aspectos:
1- Criar um ambiente agradável para os clientes realizarem suas compras e permanecerem por mais tempo no PDV
2- Utilizar a música para influenciar na decisão de compra do consumidor
3- Anunciar ofertas e informações úteis para o cliente
Considerando esses 3 aspectos pode-se concluir que o som ambiente deve ser muito bem planejado. O cliente ao entrar no supermercado sonorizado, por exemplo, deve ser envolvido por uma energia que o inspira e o leva a tomar decisões positivas, e sair dali com a sensação de ter vivenciado uma excelente experiência de compra.
Conclusão
Por mais simples que pareçam, essas dicas são muito relevantes na hora de montar um som ambiente comercial.
Estar atento a cada uma delas é essencial para que a sua loja tenha uma atmosfera agradável e um marketing sensorial de qualidade.
Para mais posts como esse, se inscreva na nossa newsletter, logo abaixo dos comentários, para receber tudo em primeira mão!
Espero ter ajudado e até a próxima! ;)