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Gerente líder ou gerente chefe? Saiba como se tornar um gerente acima da média!

, 28/01/2021

Gerenciar uma empresa não é tarefa fácil, mas é possível melhorar cada vez mais o seu desempenho a partir do autoconhecimento e de algumas estratégias bem simples que potencializam os seus resultados. O que eu vou te mostrar aqui vem sendo usado há décadas e funciona de verdade! Se você quer saber mais é só continuar lendo esse artigo.

O primeiro passo

Tudo começa pelo autoconhecimento. Quando você se conhece, você começa a entender porque as coisas ao seu redor e até mesmo dentro de você funcionam de determinada maneira. É assim que você vê as suas aptidões, habilidades e melhora o que você não é tão bom ainda.

E aí, quando você se conhece, fica muito mais fácil identificar o que você dispõe e o que você precisa para ser um gerente melhor e com resultados ainda mais significativos.

Então, para ser um gerente de qualidade, o primeiro passo é entender qual é o seu tipo de gerência, ou seja, você precisa descobrir se você é um gerente chefe ou um gerente líder.

Pra gente entender melhor quais são os gerentes chefes e os líderes eu trouxe aqui uma pesquisa do consultor e escritor britânico Richard Barrett que desenvolveu um modelo chamado “Sete níveis de consciência da liderança”.

Ele defende que existem sete estilos de liderança e cada um deles corresponde a uma necessidade dentro da empresa, ou seja, cada nível trabalha em uma área dessa organização e juntos eles representam uma espécie de evolução corporativa.

A imagem abaixo é uma tabela que ilustra esses sete níveis de consciência:


Vamos analisar do nível mais inferior até o mais alto.

Nível 1: Pessoas do nível 1 possuem grande capacidade de lidar com crises e valorizam a lucratividade acima de tudo. Muitas vezes esses gerentes acabam agindo de maneira autoritária em meio a situações difíceis, o que faz com que percam a confiança e o comprometimento dos funcionários, uma vez que esse gerente não se relaciona com as pessoas de maneira aberta e eficaz.

Nível 2: no nível 2, dos relacionamentos, nós temos aquelas pessoas que sabem lidar com conflitos e desenvolvem relações de trabalho harmoniosas. São bastante abertos e comunicativos, cativando os funcionários e clientes. Contudo, eles tendem a limitar o espírito empreendedor dos funcionários e têm muito medo de serem pouco valorizados, além disso eles podem se tornar manipuladores e com o péssimo hábito de culpar os outros.

Nível 3: os organizadores. São gerentes lógicos, científicos e métricos. Eles aumentam a produtividade, monitoram resultados e têm tudo milimetricamente calculado, levando a empresa a alcançar bons resultados. O problema dessas pessoas é a busca excessiva por poder e reconhecimento, sendo capazes de construir hierarquias e competir com os demais, participando inclusive de jogos políticos.

Nível 4: tem como representantes os facilitadores. Eles estão sempre em busca de feedbacks e compartilham o poder com os seus funcionários. Esses gerentes fiscalizam ao mesmo tempo em que dão liberdade e autonomia para os demais. Promovem a participação, a autonomia, o crescimento pessoal e a igualdade, sendo mais adaptáveis e flexíveis. Eles estão em um processo de transformação, se libertando da necessidade de aprovação externa e descobrindo quem realmente são.

Nível 5: no nível 5 estão os integradores, que são os gerentes que inspiram funcionários e clientes. Lideram a partir de valores e conseguem alinhá-los com a missão da empresa, auxiliando na tomada de decisões cada vez mais coesas. Estão focados nos melhores resultados para todos e não apenas para si e, com isso, eles despertam entusiasmo, paixão e criatividade em todos os setores da empresa. Exibem grande inteligência intelectual e emocional, são confiantes, honestos e colaborativos.

Nível 6: Já no nível 6 estão os mentores. Eles criam parcerias e alianças, colaboram com clientes e fornecedores, e estabelecem relações onde todo mundo sai ganhando. São ativos na comunidade, protegem o meio ambiente e demonstram empatia. Se preocupam com os funcionários e querem ajuda-los a se sentirem realizados no trabalho, além de formarem talentos agindo como mentores e coachs da equipe.

Nível 7: E, por último, nós temos o nível 7, onde se localizam os gerentes sábios. Eles são motivados pela necessidade de servir ao mundo e pelo legado que deixarão para as próximas gerações. Eles apresentam uma visão a longo prazo e usam a sua influência para criar um mundo melhor, agindo com humildade e compaixão, e sendo reconhecidos por sua sabedoria e visão de mundo. Essas pessoas entendem bem o que diz o Davi Braga, fundador do movimento jovens protagonistas. Segundo ele, “a realização do teu propósito em vida se torna o seu legado pós vida.”

Agora me conta, você conseguiu identificar em qual nível você está? Se você ficou confuso porque tem um pouquinho de cada, isso pode ser um bom sinal!

Aquelas pessoas que conseguem unir todos esses sete níveis e suprir essas necessidades da empresa, são chamadas de líderes de espectro total ou líderes completos, e essas pessoas tendem a alcançar os melhores resultados, já que eles têm habilidade para controlar toda a corporação de maneira totalmente unificada e eficiente!

Eu fiz questão de descrever cada um dos níveis e te apresentar todos esses detalhes porque essa tabela e os sete níveis de consciência da liderança estão intimamente ligados com a diferença entre um gerente chefe e um gerente líder.

Olha só: um gerente chefe está bem próximo do nível 1, ele tem suas vantagens, mas o seu autoritarismo atrapalha o seu sucesso. Ele é aquele cara, ou aquela mulher, que critica os funcionários, avalia os seus resultados e fica de cima o tempo todo, não motiva a equipe e só cobra deles, controla tudo, não é aberto a novas ideias, tem dificuldade de confiar nas pessoas e, por isso, ele é centralizador, além de valorizar apenas a lucratividade. Eles passam roteiros para a equipe seguir e pegam boa parte do trabalho somente para si, estabelecendo regras e com dificuldade para aceitar sugestões.


Por outro lado, quanto mais perto do nível 7 e de ser um líder completo, mais próximo você está também de ser um gerente líder. Ele tem foco no desempenho, otimiza processos, aumenta a rentabilidade da empresa, busca um trabalho harmonioso, inspira o seu time, busca soluções, confia, encoraja e muito mais!


Um chefe planeja, organiza, lidera e controla, mas um líder, além de ter as mesmas funções, ainda inclui a motivação, comunicação, inspiração, incentivo e orientação.

Um verdadeiro líder envolve a equipe nos processos da empresa, ajuda os funcionários a entenderem o seu papel no todo, compartilha experiências e informações, e pensa fora da caixa.

Eu posso afirmar que uma empresa que possui um gerente líder é e sempre será muito bem sucedida. Se você não se identificou como um gerente líder, fica tranquilo que agora eu vou te contar como se tornar um. Ou, se você já se considera um gerente líder, pode ficar aqui comigo e descobrir como ser ainda melhor!


A transformação

Bom, um gerente tem muitas responsabilidades dentro da empresa, mas a sua principal função é ser um bom líder! É assim que os chefes passam a ser valorizados e respeitados por suas equipes!

A liderança surge nos sete níveis de consciência quando o gerente alcança a transformação, o nível 4, aquele que está bem no meio da nossa tabela. É onde ele começa a desenvolver a capacidade de controlar os seus medos, criar um clima de aprendizagem e fortalecer os funcionários.

Lembra que eu te falei sobre a importância do autoconhecimento?

Então, para se tornar um gerente líder, você deve começar a transformação dentro de si, criando uma coesão interna, onde as suas crenças e comportamentos estejam alinhados. Somente depois disso é que você deve focar na coesão externa.

Resumindo: o autoconhecimento é o começo, o desenvolvimento pessoal é o meio e ser um gerente líder é o final que a gente quer alcançar.

Quando você tem uma clareza da sua missão, você cria um significado para o seu trabalho e isso te motiva e motiva também a empresa como um todo. Então entender quais são os seus propósitos, valores e como é a sua visão de mundo também interfere muito na hora de ser um gerente líder.

Os líderes que conseguem chegar ao ponto de não apenas gerenciar a loja, mas também unificar, podem ser chamados de transformacionais, que, como o próprio nome já diz, transformam o ambiente ao seu redor, incentivando a colaboração e o trabalho em equipe.

Ser um gerente líder transformacional é a melhor opção e também a mais gratificante.

Agora, para ser mais objetiva ainda, eu vou te passar alguns tópicos que todo gerente líder transformacional precisa trabalhar e desenvolver, então já pega o papel e a caneta para anotar todos eles e não deixar nenhum de fora.

- Ser fonte de inspiração para os colaboradores e outros gerentes

- Ser objetivo, claro, seguro e confiante

- Dar e receber feedback

- Pesquisar e estudar sobre gerência, principalmente a gestão de pessoas e equipes

- Impulsionar o trabalho em equipe e a cooperação

- Praticar o princípio do ganha/ganha, onde todas as partes são beneficiadas

- Encontrar maneiras práticas para solucionar problemas

- Acompanhar o desenvolvimento de cada funcionário ajudando no seu crescimento

- Estar aberto a novas ideias e ser proativo

- Compartilhar conhecimentos sem distinção

- Supervisionar e fazer críticas construtivas

- Elaborar uma rotina e uma estratégia de trabalho que oriente a equipe rumo ao sucesso

- Saber a hora de elogiar e de cobrar

- Voltar o olhar para o cliente e suas necessidades

- E, para finalizar, ser resiliente para lidar com a pressão do trabalho

Se você é uma pessoa crítica, deve estar pensando “essa mulher é louca! Quer que eu me transforme em uma máquina”, mas pode ficar tranquilo que eu sei que é humanamente impossível ser perfeito em todos esses pontos. Mas vale ressaltar que uma das características de um bom líder é saber reconhecer os seus erros e aprender com eles. Eu não espero que você seja um homem ou uma mulher perfeita. Se eu mesma não sou, porque você deveria?

Mas a verdade é que, embora não exista a perfeição, você pode sim buscar ser a melhor versão de si mesmo e dar o seu máximo todos os dias.

Esses tópicos vão te dar um bom rumo de qual caminho seguir e então você vai perceber que gerenciar não é um dom, é uma prática que pode ser desenvolvida. Como diria o grande Joel Jota, mentor de alta performance: o sucesso é treinável! E com a liderança não é diferente.

Mesmo que você já pratique ou não tudo isso que eu te falei, se você está aqui, lendo esse artigo, já é um ótimo sinal, porque significa que você está buscando o seu desenvolvimento e, consequentemente, o desenvolvimento da sua empresa. Parabéns, eu me orgulho de você!

Mas a gente não para por aqui! Segundo Geovana Magalhães, gerente de desenvolvimento de lideranças e engajamento da LHH, que é uma consultoria especializada em carreiras, "Muitos são capazes de administrar coisas e atingir resultados, mas liderar pessoas não é para qualquer um".

Eu disse aqui que liderar é uma prática e não um dom, e isso é verdade. Mas outro fato verdadeiro é que liderar pessoas e a convivência de modo geral não é fácil.

Seria errado da minha parte se eu chegasse aqui pra você e simplesmente jogasse uma bomba na sua cabeça com aquela “lista de tarefas”, sem te ajudar a colocá-la em prática e te mostrar uma potencial solução para facilitar a sua vida de gerente!

Eu não quero complicar mais as coisas, muito pelo contrário. Eu vou te oferecer uma oportunidade para ser um gerente líder transformacional de maneira mais rápida e que não seja desgastante.

O que eu vou te falar daqui pra frente vem sendo usado há décadas e vai te ajudar muito como gerente e na sua caminhada para se tornar um líder com os melhores resultados. Se eu aliviar o peso dos seus ombros com estratégias eficazes, você terá mais tempo e disposição para fazer tudo o que eu citei até agora, então você só tem a ganhar se continuar lendo.


O que te move

Para tudo o que você estiver fazendo do lado daí e presta bastante atenção no que eu vou te perguntar agora: por que você quer ser um gerente melhor? O que você ganha com isso?

Bom, eu suponho que, em algum momento da sua reflexão, você pensou em reconhecimento. Seja ele vindo da sua equipe ou dos seus superiores, ou até de outros gerentes. Segundo Jonas Duarte, sócio-diretor da Crescimentum, consultoria especializada em desenvolvimento de líderes, “O ser humano não é nada sem reconhecimento”.

E você como um gerente, concorda comigo que, sendo mais reconhecido você é mais feliz? Porque olha só, além de levantar o seu ego e proporcionar uma maior autoridade, o reconhecimento também pode te dar um ganho financeiro maior.

Com a ascensão do capitalismo (e aqui eu não estou defendendo nenhuma ideologia política nem falando bem ou mal, apenas a verdade) o dinheiro adquiriu uma importância muito grande, nós dependemos muito dele, então buscamos conseguir cada vez mais.

E eu sei que, embora também seja importante, você não quer apenas um reconhecimento embasado em feedbacks positivos, você quer o reconhecimento enchendo o seu bolso e aumentando o seu salário.

Para ser reconhecido você precisa fazer por merecer, tem que correr atrás e ser o melhor gerente líder que você puder!

Depois de buscar o autoconhecimento, de entender que você deve ser um gerente líder e como se tornar um, você tem que colocar isso em prática com estratégias e recursos que facilitem a sua administração, melhorem o desempenho da loja e ainda aumentem o faturamento. Para isso você precisa saber gerenciar!

Alguns pontos importantes do gerenciamento são: controle das mercadorias e da equipe, fazer eventos e inovações que aumentem as vendas, priorizar o atendimento, fiscalizar a parte financeira, estabelecer metas e melhorar o ambiente da loja.

De todos esses fatores, eu credito que, o que mais é influenciado pelo posicionamento do gerente e que merece uma atenção ainda mais especial é o que diz respeito aos colaboradores. A equipe é o espelho do gerente.

Você pode ter estruturado a empresa perfeitamente, mas, se negligenciar os cuidados e a atenção com os seus funcionários, nada do que já está ajustado vai adiantar, porque se os colaboradores não têm um bom desempenho, se eles não atendem e recebem bem os clientes, eles consequentemente não efetuam vendas e o seu trabalho de estruturação da loja será perdido.

São eles que têm contato direto com o consumidor, então ter um olhar especial para a sua equipe é essencial para que você se torne um bom gerente com resultados ainda melhores!


Vamos recapitular o que a gente já viu.

Bom, nós entendemos a importância do desenvolvimento pessoal e do autoconhecimento, vimos a diferença entre um gerente chefe e um gerente líder e conhecemos também os sete níveis de consciência da liderança. Você aprendeu quais são as características de um gerente líder e como se tornar um, além de receber uma “lista de tarefas” para começar a aplicar no seu dia a dia. Depois a gente percebeu que o reconhecimento traz mais dinheiro e autoridade para os gerentes e que a melhor maneira de alcançar isso é sabendo gerenciar, dando atenção especial para os funcionários, que são fundamentais no desenvolvimento da loja e no seu sucesso como gerente líder.

Depois desse tour pelo artigo, nós chegamos em um momento muito importante, é a hora de efetivamente te apresentar uma forma de estruturar a sua loja atendendo a todas essas necessidades, desde melhorar o empenho dos colaboradores, até aumentar o faturamento da loja e o seu também.

Trata-se do som ambiente!

Sim, inserir músicas na sua loja pode te fazer um gerente melhor e eu vou explicar porquê.

O som ambiente é um recurso que trabalha para criar a melhor ambientação possível dentro da loja, além de anunciar ofertas e propagandas da empresa. Tudo isso colabora para que os funcionários sejam impulsionados a trabalharem cada vez mais e melhor! A música tocada dentro da loja incentiva o empenho da sua equipe de vendas, por exemplo, porque eles se sentem mais motivados e empolgados para trabalhar.

Se tudo isso acontece, nós temos então o aumento no faturamento da loja e no seu bolso também! Sem contar que você não vai precisar ficar se desdobrando para pensar em estratégias complexas de endomarketing e pode dedicar o seu tempo para desenvolver todas aquelas outras habilidades que nós falamos nesse vídeo!

Ter música na loja agrada clientes, funcionários e você gerente, principalmente quando unidas a uma rádio indoor, o que facilita ainda mais o seu trabalho como líder!

Fique atento às novidades tecnológicas que você pode aplicar no seu negócio, elas auxiliam na automação de processos e gestão de tarefas, você não precisa segurar a empresa sozinho, um gerente que já passou do nível 4, da transformação, sabe bem disso. Todos nós precisamos delegar funções, dividir poderes e encontrar alternativas práticas para subir de nível.

Se você quer ir rápido, vá sozinho, mas se quer ir longe, vá acompanhado!

Eu te apresentei aqui uma estratégia que tem inúmeras vantagens que não caberiam nesse artigo! Então se você quiser saber mais sobre som ambiente e rádio indoor, é só continuar navegando pelo nosso blog ou ir direto para a página inicial do site.

Eu já te parabenizei antes, mas vou falar de novo: ler a esse artigo até aqui diz muito sobre você e a sua vontade de crescer, por isso você merece parabéns! Continue nessa jornada e procure aprender cada vez mais. Eu confio no seu potencial, e você, confia e si mesmo? 

Para finalizar esse vídeo, saiba que, se quiser mais informações ou falar diretamente comigo e a Equipe Promove, é só acompanhar as nossas redes sociais e se inscrever no canal do YouTube! Muito obrigada pela atenção, boa sorte na caminhada para ser um gerente líder, e até o próximo artigo!

E-book grátis. Comece agora mesmo a transformar o ambiente da sua loja, por meio da música!

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