2020 tem se mostrado um ano cheio de surpresas, mudanças e dificuldades.
“Foi assim
No dia em que todas as pessoas
Do planeta inteiro
Resolveram que ninguém ia sair de casa
Como que se fosse combinado em todo o planeta
Naquele dia, ninguém saiu de casa, ninguém.”
Raul Seixas (O dia em que a terra parou)
O coronavírus, ou COVID-19, atingiu o mundo todo provocando uma série de transformações na sociedade, e em cada um de nós.
A proliferação da doença foi um tanto quanto repentina. Empresas, funcionários, alunos, profissionais autônomos, enfim, ninguém estava preparado para essa situação de quarentena.
Viver em isolamento social é uma dura realidade para nós brasileiros, porque somos uma gente receptiva, alegre e que adora um contato físico. Com o objetivo de proteger a todos, ele alterou o comportamento e a rotina da maioria das pessoas e das empresas.
E você, dono de um supermercado, está ao mesmo tempo diante de um desafio e de uma oportunidade.
Um desafio para os supermercados
Ficar longe das pessoas e lugares que amamos tem afetado negativamente nossas emoções e despertado sentimentos como ansiedade, medo, insegurança e tristeza.
Esses sentimentos estão presentes na maioria dos seus clientes que aguardam numa fila de espera para serem higienizados e terem a permissão para entrar no seu supermercado.
Como a sua empresa está recebendo os clientes?
As máscaras escondem nossos sorrisos, mas evidenciam o nosso olhar.
Aí está o desafio do seu supermercado: ter um olhar especial e focado nas diversas necessidades do ser humano neste momento.
Agora, mais do que nunca, é necessário ter solidariedade e responsabilidade social.
É preciso, além de colocar em prática medidas de higiene e segurança eficientes, receber o cliente com um espírito acolhedor.
A oportunidade do seu supermercado
Nesse período de afastamento, o seu supermercado é um dos poucos locais onde as pessoas podem ir. Por aí se vê o quão esse setor é importante e presente na vida das pessoas.
Criando um ambiente receptivo e confortável, o seu ponto de vendas (PDV) impacta positivamente os consumidores.
O marketing sensorial é um dos recursos disponíveis para esse momento, então explore-o a seu favor.
A música como sua aliada
Segundo a pesquisa Heartbeats Internacional 6 em cada 10 pessoas afirmam que a música é importante ou muito importante para elas em suas vidas.
Esse fato pode ser comprovado se analisarmos as audiências dos artistas em suas lives, durante a quarentena. E ainda diz o dito popular que quem canta seus males espanta!
Assim, é possível perceber como a música tem o poder de alterar o estado emocional das pessoas e influenciar a sua decisão de compra.
Escolher a música ideal não é uma tarefa tão simples, ela requer alguns cuidados. A escolha errada pode trazer resultados indesejados.
Despertar boas emoções na clientela nesse momento conturbado, além de ser um bem para a humanidade é um vínculo criado entre a sua empresa e o cliente.
Investindo em músicas de qualidade você aumenta as suas chances de vendas e de fidelização!
Você está diante de uma oportunidade inesperada e que deve ser aproveitada.
Enquanto tantos setores, inclusive alguns concorrentes, são forçados a se distanciarem, você se aproxima dos seus clientes.
A solução que te aproxima do cliente
Em tempos onde somos distanciados por máscaras e álcool em gel, é preciso estabelecer contato de outras maneiras.
Por isso, invista no som ambiente para falar com seu cliente!
Utilize uma rádio indoor, para interagir com as pessoas, promover o espírito de colaboração e fazer renascer a esperança, ajudando a superar a pandemia, por meio de anúncios exclusivos!
Cuide da experiência de compra do seu cliente e deixe a sua marca em evidência!
A equipe Promove está pronta para te auxiliar oferecendo as soluções que o seu negócio merece! Visite o nosso site e saiba mais sobre os nossos serviços e como a nossa parceria pode fortalecer cada vez mais o seu supermercado.
Espero que as dicas da Promove possam te ajudar a se reinventar para superar as dificuldades ocasionadas pelo coronavírus, e se manter firme no mercado!
Deixe a sua opinião nos comentários, e compartilhe com seus amigos empresários e sua equipe de vendas. Até mais!