O som ambiente pode ser um excelente aliado do marketing, mas pode também apresentar danos à empresa se não for bem planejado.
Vejo supermercados utilizarem o som ambiente de diversas maneiras, mas vou falar de 5 erros que podem ser fatais porque:
- Tiram o cliente da loja
- Proporcionam uma péssima experiência de compra
- Impedem que ele volte e indique a loja para outras pessoas
Se você quer usar o som ambiente como seu aliado e não cometer todos esses erros, vem comigo!
#1 Utilizar equipamento de som de baixa qualidade
Não ter caixas de som no ponto de venda é ruim, pior ainda é ter um equipamento de baixa qualidade, seja ele mudo, ou ensurdecedor.
Equipamento ultrapassado, cabos com mau contato, sinal de internet caindo, mídias ruins, dentre outros, devem ser banidos do seu ponto de venda. Só assim o investimento na sonorização do supermercado trará resultados positivos e eficazes!
#2 Usar pendrive, Cd e/ou DVD
Nessa questão percebo três problemas:
1 - A qualidade da gravação das músicas pode variar, porque depende da origem do áudio, do formato da gravação e ainda, quando são convertidos podem ter perdas e distorções, por vários motivos.
2- O volume das músicas, geralmente, não é padronizado. Assim, algumas são mais altas, outras mais baixas, e isso causa muito incômodo, tanto para os clientes quanto para os colaboradores, sendo necessário regular o som a todo o momento.
3- A playlist é limitada, e uma mesma música pode se repetir várias vezes por dia, dentro do supermercado, causando irritação aos clientes e ainda mais à equipe.
#3 Usar apenas uma caixa de som dentro do supermercado
O som utilizado dessa forma, com apenas uma caixa, pode causar um enorme desconforto porque, para ser ouvido na loja toda, é necessário deixar o volume alto. Isso pode irritar muito o cliente, além de dificultar o diálogo dele com o vendedor.
A instalação do som ambiente precisa ser bem planejada, com as caixas acústicas instaladas estrategicamente, visando a máxima qualidade e conforto para cliente.
Ah, vale fazer uma observação:
Recomendo o uso de apenas uma caixa de som na porta da loja, quando o propósito for chamar a atenção de quem passa pela calçada ou pela rua. Saiba mais em Rádio Porta de Loja.
#4 Utilizar sistemas gratuitos de som
Você investe na qualidade e quantidade de caixas de som, posiciona tudo estrategicamente e reproduz sistemas gratuitos de música.
Sabe as consequências de agir dessa forma? O investimento não será convertido em vendas. Essas plataformas não divulgam a marca, os serviços e os produtos do supermercado.
“Você deve lutar para que cada real investido em marketing dê um retorno positivo.”
Érico Rocha
Limitar o som de uma loja a reproduzir apenas músicas é:
- Perder tempo.
- Perder espaço na mídia.
- Perder dinheiro.
Nos tempos atuais o ponto de venda (PDV) enfrenta forte concorrência. Isso porque, além do concorrente da esquina, existem as grandes redes de supermercados que vendem e anunciam online.
Com isso, a máxima comunicação com o cliente se faz urgente. Levá-lo a uma excelente experiência de compra deve ser prioridade no atendimento!
#5 Usar o som ambiente, dentro do ponto de venda, para anunciar a concorrência
Para mim esse equívoco é o mesmo que “dar um tiro no próprio pé”.
É isso que acontece com o supermercado que faz tudo direitinho, mas sintoniza a rádio da cidade ou da região para o cliente ouvir.
Essa situação é diferente da que eu mostrei antes, sobre as plataformas gratuitas, porque agora há um grande risco de acabar anunciando o concorrente dentro da loja, afinal, é impossível controlar os anúncios das rádios externas.
No post como atrair clientes para o PDV eu dei a dica de anunciar o supermercado na rádio da cidade ou região e isso é sim uma boa estratégia. Nesse caso o cliente vai ouvir em casa, no carro e talvez em outro lugar.
Dentro do seu ponto de vendas só cabe a propaganda da empresa, é inadmissível anunciar o concorrente.
Esse assunto dá tanto o que falar que achei melhor fazer um post exclusivo. Confira lá: Chega de anúncios do concorrente na sua loja.
Para concluir, consideremos também os colaboradores, que são parte fundamental da empresa. Eles passam o dia todo ouvindo o som ambiente e, quando algum desses erros é cometido, o som que deveria ser uma motivação, passa a ser um ruído estressante.
Outra observação é que, como as pessoas estão vivenciando cada vez mais novas experiências tecnológicas, fica fácil desenvolver a habilidade de reconhecer um som apurado e diversificado. Quem entra na loja pode estar mais exigente e observador!
Embora esse post seja sobre erros, vou lhe dar 3 dicas bônus. Além de reproduzir a música ideal para cada PDV, o som ambiente deve:
• Acolher o cliente
• Anunciar um lançamento ou oferta
• Dar dicas sobre a utilização ou o armazenamento do produto oferecido.
São inúmeras as possibilidades que o som ambiente oferece para promover marcas e vendas dentro da própria loja. Então é basicamente o seguinte: O som do seu PDV pode vender para você!
Saiba mais em rádio para empresas.
Espero que as dicas da Promove possam te ajudar a atrair clientes e promover a sua marca, isso faz parte da nossa missão!
Deixe a sua opinião nos comentários. Compartilhe com seus amigos empresários e sua equipe de vendas. Até mais!