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Marketing para farmácias: o truque das grandes drogarias

, 11/02/2021

Você é gerente ou dono de farmácia e não sabe como aumentar as suas vendas, atrair mais clientes e fidelizá-los? Esse é um artigo super completo onde eu vou te apresentar várias estratégias de marketing farmacêutico para você aplicar agora mesmo na sua drogaria!

O que é o marketing farmacêutico e qual a sua importância

É comum a gente ver na internet artigos e vídeos sobre marketing, mas nem sempre esses materiais trazem um conteúdo específico sobre marketing farmacêutico a menos que você pesquise diretamente sobre o tema.

Isso pode causar a impressão de que o trabalho de marketing é direcionado apenas para lojas e supermercados, mas a verdade é que ele também é extremamente importante para as drogarias!

As grandes redes de farmácia valorizam o seu marketing e buscam se destacar no mercado, essa é a sua carta na manga para sobreviver em meio a crises econômicas, por exemplo.

Atualmente, o aumento da concorrência tem pressionado as drogarias mais tradicionais a se reinventarem no mercado e a adotarem essas novas estratégias de vendas e fidelização.

Nesse contexto, o marketing farmacêutico vem ganhando mais força e tem se mostrado uma ótima alternativa para captar clientes e se diferenciar dos concorrentes.

É como o próprio nome já diz: o marketing farmacêutico é basicamente uma estratégia de marketing e publicidade voltada especificamente para as farmácias e drogarias.

Esse tipo de marketing busca divulgar produtos e serviços, a fim de criar uma boa comunicação e um vínculo com o público-alvo, aumentando as vendas, captação de clientes, retenção e fidelização.

Um ponto muito importante a se destacar é que o Conselho Federal de Farmácia (CFF) e os Conselhos Regionais de Farmácia (CRF) regulam e fiscalizam a atividade farmacêutica, criando regulamentos e leis sobre o marketing, porque esse é um ramo empresarial que lida com a saúde e a vida das pessoas.


Como aplicar o marketing farmacêutico

Mas, afinal de contas, como você pode aplicar o marketing farmacêutico na sua drogaria? O que você pode fazer para se destacar no mercado, aumentar as suas vendas e a qualidade do seu atendimento?

Eu vou te mostrar tudo isso agora mesmo!

Existem várias estratégias que podem fortalecer a sua marca e o seu posicionamento como farmácia.

Hoje nós contamos com inúmeros recursos, online e offline que podem te auxiliar nesse processo e eu vou te mostrar algumas dessas opções no decorrer do vídeo.

Eu também falo sobre algumas dessas estratégias nesse vídeo: 

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Uma boa opção para investir são as vendas online!

A gente não pode negar que a maneira como nos comunicamos e nos relacionamos está cada vez mais digital e o marketing também sofre influência disso.

Se adaptar a essa mudança é extremamente necessário para não ser massacrado pela concorrência e ainda atrair mais clientes.

Você pode literalmente realizar vendas online, com entregas e etc. ou você pode usar as redes sociais como uma “vitrine” da sua farmácia para mostrar seus produtos e levar o cliente a te visitar e fazer as compras fisicamente.

Mas fique atento: a Lei 9.292, de 1996, define que é proibida a propaganda de produtos de prescrição médica, com tarja vermelha e preta.

Mais tarde, em 2008, foi publicada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária a Resolução RDC 96 que reduziu ainda mais as formas de promoção, inclusive dos medicamentos isentos de prescrição.

Então antes de anunciar qualquer medicamento, é muito importante que você consulte o departamento jurídico para fazer propagandas criativas e eficazes respeitando a legislação.

Por outro lado, esse não é um empecilho para criar a sua presença online e anunciar a sua farmácia, uma vez que você pode divulgar cosméticos, produtos alimentícios, de higiene pessoal e outros que você venda na sua drogaria.

É importante destacar que o digital não é um inimigo do seu negócio, mas sim um aliado que vai te ajudar a ter mais visibilidade e a atender as demandas de um público cada vez mais exigente e observador.

Muitas pessoas inclusive deixam de comprar em determinadas lojas simplesmente porque não encontraram nenhuma presença online dessas marcas, e com a sua farmácia não é diferente.

Crie perfis no facebook, instagram, youtube, grupos de whatsapp e em qualquer lugar que esteja o seu público-alvo para gerar mais autoridade e se destacar no mercado!

Ainda nessa pegada online, você também pode criar um site.

Esse é um recurso mais acessível do que parece, porque existem algumas plataformas que disponibilizam sites gratuitos caso você não queira ou não possa contratar algum desenvolvedor no momento.

Por outro lado, se você quer levar o seu site para um outro patamar e pensar a longo prazo, eu indico de verdade que você contrate alguém ou uma agência que crie um site totalmente personalizado para a sua farmácia.

Assim fica muito mais profissional e os recursos são todos projetados para o seu negócio especificamente.

Criar um site para a sua farmácia é muito importante para manter a sua presença online.

O funcionamento do site é bem parecido com o das redes sociais: você pode tanto vender em uma farmácia online quanto usar o site para levar os clientes para a sua farmácia física.

De qualquer forma, o que não pode faltar no seu site é um blog!

Essa é a porta de entrada dos seus clientes, porque muitas pessoas pesquisam sobre doenças, sintomas e medicamentos antes mesmo de visitarem o médico e essa é a sua oportunidade de chamar a atenção desses consumidores sem induzir a automedicação.

Assim, você cria autoridade no mercado e passa a ser uma referência em saúde e questões farmacêuticas, além de ativar o chamado “gatilho mental da reciprocidade”.

Se você ajuda uma pessoa, ela vai se sentir na obrigação de te ajudar também, compartilhando e seguindo você nas redes sociais, e, dessa forma, você aumenta consideravelmente a sua visibilidade no mercado!

Um outro tipo de estratégia que está atrelado ao digital e pode te ajudar bastante a conquistar e fidelizar clientes é o e-mail marketing.

Esse tipo de marketing consiste basicamente no envio de e-mails para o seu público.

Você pode enviar esses e-mails para potenciais consumidores e também pra quem já é seu cliente, assim você aquece o seu público e ainda faz um pós-venda muito bacana.

O mais importante aqui no e-mail marketing é o tipo de conteúdo que você vai enviar para essas pessoas.

Você pode enviar promoções, novidades da drogaria, campanhas de conscientização, os artigos do blog, conteúdos educativos sobre saúde, beleza e bem-estar, e muitos outros!

Deixe a sua criatividade aflorar e lembre-se sempre de que o objetivo aqui é chamar a atenção dessas pessoas e criar uma comunicação mais pessoal e engajada, fortalecendo o vínculo com os seus clientes.

Uma super vantagem desse tipo de estratégia é a facilidade em medir resultados.

Existem várias ferramentas automatizadas que analisam relatórios e gráficos para saber qual foi o resultado da sua campanha publicitária. É possível descobrir quantas pessoas receberam, quantas abriram o e-mail, quantas apertaram em links e botões e muito mais!

Dá pra ter uma visão bem completa e detalhada, o que auxilia bastante na hora de medir os seus resultados e ver quais ajustes devem ser feitos.

Mas, para que tudo isso que eu te falei funcione você precisa estar atento ao marketing de conteúdo!

É somente produzindo conteúdos úteis e relevantes que você vai aparecer para o seu público e será valorizado por eles!

Não adianta criar perfis nas redes sociais, um blog e montar uma estratégia de e-mail marketing se você não publicar conteúdos de qualidade e com frequência.

Você pode falar sobre o ramo farmacêutico, a importância de seguir a prescrição médica e consultar um médico regularmente sem se automedicar, enfim, existe uma variedade de temas que você pode abordar e que verdadeiramente serão capazes de chamar a atenção das pessoas.

Também é muito legal que você procure sempre solucionar os problemas de alguém.

Muitas empresas às vezes se perdem no caminho porque publicam conteúdos relacionados apenas aos seus valores e às suas conquistas, se esquecendo de que o maior objetivo sempre será ajudar as outras pessoas, sanando as suas dúvidas e entregando soluções para elas.

Então procure sempre produzir conteúdos de relevância social que podem fazer a diferença na vida do seu prospecto.

Saindo um pouquinho do online, vamos falar agora sobre um outro tipo de marketing que fará toda a diferença na sua loja!

Nós já falamos aqui sobre marketing farmacêutico, marketing digital, e-mail marketing, marketing de conteúdo e agora chegou a vez do marketing de relacionamento!

Pois é, existe marketing para tudo o que você imaginar, está vendo?

O marketing de relacionamento é aquele que busca fortalecer os vínculos entre a empresa e o cliente.

Você pode começar a estreitar os laços chamando o cliente pelo nome, por exemplo. Uma mudança bem simples e pequena, mas que faz uma diferença gigantesca!

Além disso, é importante você sempre buscar tratar o seu cliente como você gostaria de ser tratado e passar isso para toda a sua equipe de vendas.

Ser gentil, ouvir e dialogar é a base para qualquer relacionamento, e na sua farmácia não é diferente.

Oferecer brindes, enviar mensagens de parabéns e datas comemorativas, e demonstrar que a empresa se importa com o cliente, também são ótimas estratégias do marketing de relacionamento e pós-venda.

A gerente de marketing do grupo Americana, Janaína Santana, disse em uma entrevista ao canal do grupo no youtube que “hoje o marketing de relacionamento tem um grande peso nas drogarias, não adianta você ter um mix de produtos e o cliente não se sentir diferenciado, que ele teve uma experiência positiva.”

Nesse sentido, agora que nós já conhecemos o marketing de relacionamento e as suas formas de aplicação, vamos partir para o marketing de fidelização que também tem tudo a ver com o tema!

Esse tipo de marketing busca fidelizar os clientes por meio de ações bastante simples, assim como o marketing de relacionamento.

Você pode criar programas como aqueles cartões fidelidade, fazer promoções personalizadas, oferecer conteúdos exclusivos do seu blog, etc!

O importante é que o seu cliente perceba que sempre que ele compra na sua drogaria, ele é recompensado de alguma forma, simplesmente porque deu preferência para os seus produtos.

Quanto mais clientes você fideliza, maior é o seu lucro, porque esses clientes fiéis estarão sempre indicando a sua farmácia, sem contar que manter o vínculo com um cliente é mais fácil e mais barato do que tentar conquistá-lo.

Ainda na entrevista que eu citei anteriormente, Janaína Santana também afirmou que “você tem que oferecer uma experiência diferente, a pessoa tem que entrar em uma drogaria e sair de lá diferente de alguma forma.”

E quando um cliente é fidelizado, esse é um sinal de que a sua experiência de compra foi diferenciada e de que a empresa está indo no caminho certo!


Mais duas dicas

Para finalizar eu tenho mais duas sugestões de ações rápidas que você pode aplicar no seu marketing farmacêutico.

A primeira delas é fazer parcerias com profissionais da saúde. Aqui nós temos uma parada bem “olho por olho, dente por dente” mesmo!

Você indica o seu parceiro e ele te indica de volta, você deixa o seu cartão de visitas ou seus panfletos com ele e distribui os cartões dele na sua farmácia, por exemplo.

Dá pra fazer uma parceria online também, onde todas essas indicações serão feitas nas redes sociais e nos artigos do blog, por exemplo, ou inserir um banner no seu site, enfim, existem muitas opções.

E essa parceria pode ser feita com fornecedores, médicos, centros de atendimento e qualquer outro meio que você julgar viável.

Essa é uma opção realmente muito legal para fortalecer o seu marketing.

A segunda sugestão rápida que eu tenho para você é melhorar a distribuição dos produtos na drogaria.

Essa é uma estratégia de merchandising e o objetivo aqui é aumentar as suas vendas simplesmente alterando o posicionamento dos produtos.

Segundo uma pesquisa realizada pela Qualibest, o primeiro instituto de pesquisas online do Brasil, 56% dos consumidores acham que o fator mais importante em um estabelecimento comercial é a boa disposição dos produtos.

Além disso, já é comprovado que a maneira como os produtos são colocados na loja influencia na decisão de compra inconscientemente.

Você também pode usar essa estratégia para dar mais destaque a algum produto específico que você espera vender mais, por exemplo.

Existem muitas opções e como você conhece o seu público-alvo, eu tenho certeza que você sabe o que é mais interessante para ele.

Bom, eu te dei várias estratégias de marketing farmacêutico que vão fortalecer a sua marca e o seu posicionamento no mercado.

Mas não pense que acabou!


A base de tudo

Agora, eu quero me aprofundar com você na base, no que vai fazer com que tudo o que eu te falei antes funcione.

Eu estou falando da experiência de compra!

Ela tem que ser o início, o meio e o fim de tudo o que nós queremos alcançar, sabe por quê?

Se você não der a devida importância para a experiência de compra do seu cliente antes de iniciar o seu projeto de ação, ele simplesmente não sairá do papel.

Se você não ficar atento à experiência de compra durante o seu trabalho de marketing, vai tudo por água abaixo.

E se você não acreditar que oferecer uma boa experiência de compra é a solução para os seus problemas, você não vai alcançar os melhores resultados.

Lembra daquela entrevista que eu citei aqui no vídeo? Nela a Janaína Santana, gerente de marketing do grupo Americana, ainda acrescentou que “hoje as pessoas buscam por uma boa experiência, então buscar por isso também e surpreender sempre, é o caminho do sucesso”.

Resumindo: você precisa ter em mente que só quando a sua farmácia começar a atender bem o cliente e se dedicar totalmente ao bem-estar dele, é que você vai conseguir crescer e evoluir.

Você pode aplicar as melhores estratégias do mundo, mas nada disso vai funcionar se a sua venda e o seu relacionamento com o cliente forem falhos, tenha sempre um carinho e um olhar especial para ele.

Nós falamos aqui sobre marketing de relacionamento, fidelização e várias outras técnicas que você pode e deve aplicar na sua drogaria, mas o fato é que a compra é um processo muito mais sensitivo do que nós abordamos nessas outras estratégias.

As pessoas tendem a comprar por impulso e influenciá-las subjetivamente é um recurso muito interessante.

É o que eu te falei sobre o merchandising, sobre influenciar a decisão de compra inconscientemente.

Nesse ponto o mais importante é unir o sucesso das suas vendas com a satisfação do cliente!


Concretizando a união

A melhor opção para trabalhar o seu marketing farmacêutico focado diretamente na experiência sensitiva é o marketing sensorial!

Esse tipo de marketing é perfeito para melhorar a experiência de compra do cliente, principalmente quando unido às outras estratégias que nós vimos no decorrer do vídeo.

O marketing sensorial basicamente utiliza os 5 sentidos do consumidor para criar uma ligação emocional entre ele e a marca.

O marketing tradicional, normalmente busca enaltecer as vantagens do produto, mas o marketing sensorial estimula o consumidor de uma maneira mais sensitiva e menos racional, isso aumenta a probabilidade de que o consumidor lembre da sua marca e vivencie uma experiência de compra mais feliz.

E isso é perfeitamente aplicável dentro da sua farmácia!

Vamos ver agora como você pode trabalhar o marketing farmacêutico usando os 5 sentidos do consumidor.


Visão: para trabalhar a visão você pode, além de posicionar bem os seus produtos, investir na harmonia de cores, na estética do seu ponto de vendas, pode inserir monitores de tv para passar propagandas e textos, manter a loja limpa e organizada, distribuir banners que componham a decoração a enunciem seus produtos e muito mais!

Lembrando sempre de manter esse padrão visual dentro e fora da loja, e nas redes sociais também!


Olfato: na hora de trabalhar o olfato você deve escolher aromas que podem agradar o seu público.

A melhor opção é ter um perfume único, só da sua marca, porque assim a memória olfativa do cliente se lembrará sempre que esse cheiro é da sua drogaria.

Só tenha bastante cuidado para evitar exageros ou usar algum produto que possa causar alergia ou dores de cabeça tanto nos clientes quanto nos funcionários.

Faça alguns testes e pesquisas antes de definir o perfume da sua marca.


Paladar: trabalhar o paladar do seu consumidor também é muito importante.

Isso pode parecer meio estranho em um primeiro momento, mas pensa como seria bacana oferecer uma degustação de café, ou chá na sua farmácia. Você pode dar uma bolacha, um cereal, uma bala, qualquer produto alimentício que você venda!

Assim você aumenta as chances de que os clientes comprem aquele produto porque eles já experimentaram gratuitamente na sua loja.


Tato: o tato também pode e deve ser estimulado, você pode investir em poltronas, bancos e cadeiras confortáveis, dependendo do visual da sua farmácia, ou melhor ainda: ofereça provadores de cremes, protetor solar, reparador de pontas e outros produtos que você vende.

Assim, o cliente experimenta o produto ao mesmo tempo que vivencia um estímulo sensorial por meio do contato que aquele produto tem com o corpo dele.


Audição: Agora só falta falar da audição.

Estimular o seu consumidor auditivamente é uma estratégia incrível e muito eficaz.

Você pode expandir a sua comunicação com o consumidor usando o som ambiente da sua farmácia.

Esse recurso permite que você anuncie ofertas, propagandas, e até mesmo campanhas sociais e educativas com dicas de saúde e conscientização.

Além disso, não existe ambiente melhor do que aquele que tem música e você não precisa ser um expert de music branding para perceber isso!

A música pode mudar totalmente o astral de uma pessoa e influencia muito na experiência de compra e no ambiente da loja. 

Além disso, impactando o consumidor auditivamente, você consegue aumentar o seu faturamento, porque ele pode comprar mais ouvindo as suas propagandas, dicas e promoções também.

Pra te ajudar a trabalhar o marketing sensorial auditivo existe um recurso muito bacana que é a rádio indoor.

Trata-se de um serviço de rádio focado apenas em empresas que cria uma programação personalizada para a sua drogaria por um valor super acessível.

E aí você tem uma programação completa, com gêneros musicais selecionados especificamente para a sua marca, as suas propagandas personalizadas, dicas de saúde, beleza, bem-estar e tudo o que você quiser inserir na playlist.

Para saber mais você pode dar uma conferida na página inicial do nosso site clicando aqui.


Resumo do artigo

Bom, agora que você já sabe a importância de investir na experiência de compra do seu cliente, vamos relembrar o conteúdo desse artigo pra ver se você pegou tudo direitinho! 

Pra começar, eu te contei que o segredo das grandes drogarias é o marketing farmacêutico e que você precisa dar atenção pra ele se não quiser ser vencido pela concorrência.

Depois eu te passei algumas estratégias que você pode usar no marketing farmacêutico, são elas:

- Investir em vendas online (criando perfis nas redes sociais, um site, um blog e trabalhando o e-mail marketing)

- Trabalhar o marketing de conteúdo, buscando sempre solucionar os problemas de alguém

- E criar vínculos com os seus clientes usando o marketing de relacionamentos e de fidelização

Nós também falamos um pouquinho sobre parcerias e merchandising, e depois finalizamos o marketing farmacêutico entendendo a importância de oferecer uma boa experiência de compras antes de mais nada, usando o marketing sensorial.




Conclusão

Bom, o marketing farmacêutico é um recurso realmente muito bacana para agregar valor às drogarias e farmácias e ajudá-las a se destacarem no mercado.

Depois de ler ao artigo você já pode dar início ao seu trabalho de marketing, seja com a sua equipe ou contratando um especialista, o que é sempre a melhor opção!

Eu espero ter ajudado e estou torcendo para que a sua farmácia possa se destacar no mercado!

Para mais conteúdos como esse continue lendo o nosso blog e não deixe de nos seguir nas redes sociais!

Até mais!





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